Galafura

Este blog não consiste só em falar da Freguesia de Galafura, mas não podia deixar de referênciar a freguesia que amo muito e de onde sou natural. O nome do blog " Galafura" é por isso mesmo, pela naturalidade, pelos amigos, pelos sentimentos que me vão na alma, editarei aqui os meus pensamentos e sentimentos que nutro pela minha terra, pela minha família, pelos meus amigos, e pelo meu estado de espírito do meu dia-a-dia

terça-feira, maio 01, 2007

Maria...

O sol já se punha para lá do Marão, no ar sentia-se o doce perfume das flores que coloriam a terra, uma brisa suave de fim de dia levantava-se pelas encostas do rio Douro, a terra começava a produzir os seus frutos depis de um inverno rigoroso. Tudo parecia voltar de novo à vida, tudo renascia com nova força e de forma sempre nova, bela e diferente.
O sino tocava, anunciava o início do mês de Maria. O sino tocava, chamava e congregava a aldeia na Igreja para a oração do terço. A Igreja estava cheia. Todos de olhos postos naquela imagem branca, de uma "Senhora mais branca que o Sol". As mãos calejadas e trabalhadas pelo trabalho árduo de quem trabalha dia após dia no campo, nas vinhas, desfiavam o terço contando a sua vida, rezando com a sua vida, oferecendo a sua vida a Maria para a entregar a seu Filho Jesus.
Era a altura das primeiras cerejas, como toda a gente estava na Igreja, os mais novos aventuravam-se e subiam às cerejeiras para se deliciarem. Dessas vezes eram outras as nossas contas, que não as do terço.
No final ficávamos no largo da Igreja a cantar e a criar laços de amizade uns com os outros. Laços que ainda hoje perduram. São momentos que ficam no tempo e na nossa vida. Momentos que o tempo nos faz recordar em cada ciclo. Leva-nos a viver de novo, ainda que na memória, aquilo que já fomos e fizemos.
Nas semanas que antecediam o primeiro Domingo de Maio, fazíamos grupos que íam de porta em porta para angariar algum dinheiro, para que no dia da mãe pudessemos fazer uma festa em honra de todas as mães de Galafura. As crianças da catequese é que rezavam o terço nesse dia.

2 Comments:

  • At 7:13 da tarde, Blogger nahar said…

    Tão cheio de significado o mês de Maio por estas terras de Santa Maria.

    São estes pequenos momentos que nos ficam gravados para sempre nas páginas da vida.

    abraço amigo

     
  • At 3:20 da tarde, Blogger caminante said…

    Tiempo ha que no visitaba tu casa. Con frecuencia te tengo presente también delante del Señor.
    ¡¡¡Mes de Mayo!!! y amor a santa María van íntimamente unidos. Por lo que dices en Galafura sigue siendo así. Benditos seáis.
    El rezo del Santo Rosario salvará al mundo. Recemos.
    Un fortísimo abrazo.

     

Enviar um comentário

<< Home